Lançamento da obra "Do Inverno à Primavera" do autor José Alberto Neves, aqui na nossa freguesia!

28-MAR-2023

Do Inverno à Primavera – Anos de 1973 e 1974: das universidades para os quartéis. As lutas agudizam-se e a guerra colonial torna-se o destino certo para a maioria dos jovens que por lá passam.

O autor, José Alberto Neves, nascido em Oliveira do Bairro em 1951, apresenta a sua vivência, partilhada com vários personagens, naqueles agitados anos, em Portugal, onde os estudantes universitários se confrontavam com duras lutas estudantis, ou, em alternativa, eram forçados a integrar o exército que iria continuar as provações da guerra colonial.

Esta é uma obra especialmente destinada às novas gerações, cada vez mais distantes dos acontecimentos relatados pelo autor. Importa dar a conhecer e lembrar que o caminho para a Democracia e a Liberdade foram conquistas, duras, de homens e mulheres que sofreram, pela sua rebeldia e coragem, e que culminaram com o dia “inteiro e limpo” do “25 de Abril”, afirmando a importância do exercício físico e democrático como fundamentais para manter perenes os ideais desse Abril.

A apresentação desta obra é feita pelo autor sendo a sessão aberta a toda a população em geral no dia 20 de abril pelas 17H30 na Universidade Sénior de Oliveira do Bairro (UNISOB), Rua Santo Nome de Jesus nº 9 (antiga Escola Primária), Cercal 3770-106 Oliveira do Bairro.